Portugueses na revista Nature
Sequenciado genoma de ácaro-aranha, uma praga severa
24 Novembro 2011 – IGC
O ácaro-aranha da espécie Tetranychus urticae é uma praga agrícola que causa danos severos aos agrícultores e tem sido um mistério científico até hoje. Esta espécie alimenta-se de mais de 1100 espécies de plantas, incluindo plantas de estufa e de culturas como o milho, a soja, o tomate e citrinos. Os custos do controlo químico com pesticidas desta praga ultrapassa os mil milhões de dólares todos os anos.
Um consórcio internacional de grupos de investigação publicou hoje, na conceituada revista científica Nature, a sequenciação do genoma desta espécie, revelando a sua capacidade devoradora e outras das suas características. Os resultados agora publicados são uma “porta aberta” para novas abordagens ao controlo desta praga e à protecção das culturas, pois permitirá compreender mais profundamente as interacções biológicas entre as plantas e os seus predadores.
Dois Portugueses, Élio Sucena e Sara Magalhães, líderes de grupos de investigação do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e do Centro de Biologia Ambiental (CBA) da Universidade de Lisboa, fazem parte de uma enorme equipa de 55 investigadores de 10 países diferentes.
Ler mais: Comunicado do IGC | Público | RTP