Em ensaios clínicos
Vacina contra o HIV com 90% de resposta imunitária
Biotec-Zone | CSiC – 28 Setembro 2011
Uma equipa de investigadores espanhóis está a desenvolver ensaios clínicos de fase I para a MVA-B, uma vacina contra o HIV, que apresentou 90% de resposta imunitária contra o vírus da imunodeficiência humana. A segurança e a eficiência deste tratamento foram descritas em dois artigos científicos publicados nas revistas científicas Vaccine e no The Journal of Virology .
O sucesso desta vacina tem como base a capacidade do sistema imunitário humano para aprender como reagir, ao longo do tempo, contra o vírus e as células infectadas. Esta vacina mostrou ser tão eficiente como qualquer vacina em estudo actualmente, ou ainda mais eficiente, segundo Mariano Esteban, líder do Centro Nacional de Biotecnología do CSIC – Consejo Superior de Investigaciones Científicas (Espanha).
Esta investigação está a decorrer desde 1999. Em 2008, a vacina MVA-B demonstrou grande eficiência em ensaios realizados em ratos e em macacos, o que levou aos ensaios clínicos de fase I com 30 voluntários, realizados no Hospital Clínic de Barcelona, em colaboração com Hospital Gregorio Marañón de Madrid. Felipe García da equipa de investigação do Hospital Clínic de Barcelona alerta para que estes resultados devem ser analisados com cautela, já que os ensaios foram realizados em apenas 30 pessoas.
A vacina MVA-B, baseia-se no uso de um vírus altamente atenuado (Vacina Modificada de Ankara , que dá o nome à vacina), que serve de modelo na investigação de várias vacinas, e no qual foram introduzidos quatro genes do HIV no genoma desse vírus MVA. Uma pessoa sã que receba a vacina está como que a promover o treino do seu sistema imunitário para detectar e aprender a combater o HIV. Mariano Esteban explica que é como se se mostrasse uma fotografia do HIV ao sistema imunitário que passaria dessa forma a poder reconhecê-lo no futuro.