Guia
Como informar sobre células estaminais embrionárias
Junho 2010 – SciDev
Esclarecer os conceitos básicos
Não dar falsas esperanças
Informar sobre os inconvenientes
Contextualizar a informação
Preservar a objectividade
Expressar uma opinião
Luisa Massarani publicou no portal SciDev um guia online útil para jornalistas e divulgadores de ciência. O guia aborda formas de fazer “bom jornalismo” sobre o tema controverso da investigação com células estaminais embrionárias.
Estas células têm a propriedade extraordinária de se conseguirem desenvolver em qualquer célula altamente especializada do corpo, através de um processo conhecido por diferenciação. Esta característica poderá ser utilizada como tratamento para diferentes doenças, desde a diabetes à doenla de Alzheimer.
Este tema tem originado inúmeras publicações nos meios de comunicação social, desde as suas maravilhosas possibilidades até à condenação de uma ciência que destrói o embrião humano.
A investigação das células estaminais é um dos temas mais complexos de abordar nos media, porque apesar do seu potencial, provavelmente os seus benefícios são se farão sentir nas próximas décadas e não está isenta de riscos e de gerar profundas paixões.
Não existindo uma fórmula simples de informar sobre a ciência das células estaminais, a autora deixa algumas regras para garantir que a sua cobertura seja responsável e informativa.
LER o Guia
Reporting embryonic stem cell science
(disponível em Inglês, Espanhol, Francês e Chinês)