Novo livro de Biotecnologia Vegetal
Investigador considera a manipulação genética
“uma tecnologia segura”
18 Novembro 2010 – Redacção Planetazul
“A manipulação genética de plantas é uma tecnologia segura”. Esta é a opinião de Jorge Canhoto, investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), no livro “Biotecnologia Vegetal – da Clonagem de Plantas à Transformação Genética”.
“Os receios são, na maioria dos casos, infundados, sem sustentação de natureza científica. A manipulação genética de plantas é uma tecnologia actual que permite a obtenção de uma grande diversidade de características, que vão desde a possibilidade de resistência a insectos ou herbicidas até à produção de compostos químicos de interesse industrial”, garantiu o investigador.
De acordo com a Agência Lusa, durante os 10 capítulos do livro, que acaba de ser lançado pela Imprensa da Universidade de Coimbra, o autor explica o que é a clonagem de plantas, como é feita e para que serve.
Jorge Canhoto lembrou que estas práticas já são realizadas a larga escala em países como os EUA, Brasil e Canadá, e “tanto quanto se sabe são tão seguras como as outras” não sendo “conhecidos problemas para a saúde pública nem ambientais”.