Nova técnica de sequenciação de DNA
6 Setembro 2010 – Inovação Tecnológica
Investigadores desenvolveram uma nova técnica que poderá revolucionar o sequenciamento genético, tornando-o mais fáci, mais rápido e mais barato.
Colocaram uma camada de grafeno (camada única de átomos de carbono) sobre um chip de silício e furaram o grafeno para criarem nanoporos.
Ao passarem moléculas individuais de DNA por cada nanoporto, o chip conseguiu acompanhar o movimento do DNA com grande precisão.
Os investigadores demonstraram que as moléculas de DNA em solução aquosa podem ser puxadas pelo nanoporo de grafeno e que cada molécula pode ser detectada à medida que passa através dos nanoporos.
A técnica de detecção é muito simples: o grafeno funciona como uma membrana que separa duas câmaras contendo um eletrólito. Quando uma tensão elétrica é aplicada, os iões na solução começam a fluir através do nanoporo, gerando uma corrente elétrica.
Essa corrente diminui quando uma molécula de DNA entra no nanoporo e bloqueia parcialmente o fluxo de iões. Cada molécula de DNA que desliza através do nanoporo é assim detectada.
Como as quatro bases do DNA bloqueiam a corrente elétrica de forma diferente, a espessura do grafeno permite distinguir as diferentes bases, permitindo a sequenciação do DNA.