Celulose na construção de vasos sanguíneos artificiaisBlog

Celulose na construção de vasos sanguíneos artificiais

21 Janeiro 2010 – Biotec-Zone

Investigadores da Universidade de Gotemburgo (Suécia), descobriram que a celulose produzida por uma bactéria poderá, futuramente, ser usada para construir vasos sanguíneos artificiais. Este novo material possui a vantagem de ter um risco menor de formar coágulos sanguíneos comparativamente aos materiais sintéticos usados actualmente nas cirurgias.

A celulose é produzida por uma bactéria, a Acetobacter xylinum, e é forte o suficiente para suportar a pressão arterial, funcionando em sintonia com o tecido natural do corpo. Uma vez que os vasos sanguíneos naturais têm um revestimento interno de células que garantem que o sangue não coagule, esta equipa de investigadores modificou a celulose bacteriana a fim de que estas células aderissem melhor a ela, criando um novo método que permite aumentar o número de células que crescem na celulose sem alterar a sua estrutura.

Este novo tratamento poderá ter no futuro um grande interesse a nível médico, como por exemplo, em casos de enfarte do miocárdio em que uma artéria coronária em redor do coração fica obstruída. A solução é efectuar uma operação bypass que servirá como atalho para desviar o sangue ao redor da artéria endurecida e restabelecer a circulação sanguínea nesse local. Esse atalho pode ser obtido por uma parte de uma veia de uma zona do corpo do doente (como por ex. da perna) ou, quando o indivíduo já não tem vasos sanguíneos adequados, opta-se por um vaso sanguíneo artificial, que pode ser obtido por este método inovador.

LER MAIS