Estudo económico reconhece os benefícios dos transgénicos
21 Dezembro 2009 – Antama
O investigador Martín Quaim, do Departamento de Economia Agrícola e Desenvolvimento Rural da Universidade de Goettingen (Alemanha) realizou um estudo de análise do estado do conhecimento económico sobre a utilização de organismos geneticamente modificados (OGMs) na agricultura. Esse estudo indica que as culturas de OGMs promovem elevados benefícios para produtores e consumidores e que esses benefícios são mais importantes nos países em desenvolvimento. Para além disso, o estudo indica a existência de impactos positivos dessas culturas no meio ambiente e para o ser humano. A diminuição dos recursos naturais e o aumento da necessidade de produtos agrícolas fazem com que as culturas transgénicas venham a desempenhar um papel fundamental para enfrentar essas dificuldades. Estas culturas podem contribuir muito para a segurança alimentar, assim como para o desenvolvimento sustentável ao nível global.
Apesar dos benefícios desta tecnologia, o seu desenvolvimento está ameaçado pela extrema exigência regulamentar, provocando custos custos demasiado elevados quando comparados com os benefícios.
Este estudo, publicado na revista Annual Review of Resource Economics, indica a necessidade de investigação pública e de apoio institucional de forma complementar ao esforço privado para o desenvolvimento destes produtos.