A Economia das Culturas Transgénicas
4 Dezembro 2009 – ISAAA
As culturas geneticamente modificadas (GM) podem contribuir significativamente para a segurança alimentar e para o desenvolvimento sustentável a um nível global. Contudo, as preocupações sobre novos riscos têm levantado questões complexas sobre biossegurança, segurança alimentar e regulamentação da etiquetagem e provocado um grande aumento de custos.
Matin Qaim da Universidadade de Georg-August de Goettingen (Alemanha) publicou um artigo na revista científica Annual Review of Resource Economics sobre estas temáticas, destacando os seguintes aspectos:
- Existem impacto económico benéficos das culturas GM para os agricultores e consumidores para além de existirem outros benefícios da sua utilização. Em muitos casos os agricultores dos países em desenvolvimento beneficiam mais da Engenharia Genética aplicada à agricultura do que os agricultores dos países desenvolvidos.
- As culturas B podem ser uteis aos pequenos agricultores, pois contribuem para o aumento de produtividade e redução da pobreza.
- As futuras aplicações das culturas GM, envolvem melhoramento de caracteristicas das plantas para fazer face ao stress abiótico e aumento de conteúdo nutritivo, entre outras.