Importância da Estrutura do Receptor de Fito-hormonas na Tolerância à SecaBlog

Importância da Estrutura do Receptor de Fito-hormonas  na Tolerância à Seca

23 Outubro 2009 – ISAAA

Investigadores da Universidade da Califórnia, EUA, representaram em três dimensões a ligação entre o ácido abcísico (ABA), uma hormona vegetal, e a proteína PYR1. Os resultados foram publicados na revista Science.

O ABA é produzido em grandes quantidades quando as plantas entram stress, e em particular em condições de seca. As plantas sob influência desta fito-hormona iniciam processos de armazenamento de água. Contudo, o mecanismo molecular através do qual o ABA promove a tolerância à seca pelas plantas continua por compreender completamente. O estudo desta molécula pode ajudar os investigadpres a desenharem novas estratégias para a protecção das culturas em períodos de seca prolongados, podendo contribuir dessa forma para o melhoramento da produtividade agrícola em muitos locais do planeta.

Aquele grupo de investigadores conseguiu chegar a algumas conclusões sobre o funcionamento da proteína PYR1 como receptor do ABA e sugerir propostas de aplicação desse conhecimento  em produtos agrícolas na forma de químicos que imitem a acção do ABA com o objectivo de serem aplicados em culturas para as proteger em momentos de seca.

LER MAIS