Reciclagem de resíduos da produção de queijo
17 Setembro 2009 – ArgenBio
O soro proveniente da produção de queijo é um resíduo que provoca consequências ambientais, sendo uma dificuldade acrescida na gestão de resíduos, em especial para o sector dos lacticínios.
Contudo, poderá haver uma alternativa para este resíduo orgânico: a sua utilização para produzir aditivos alimentares, na cosmética e na industria farmacêutica.
Investigadores do Instituto de Agroquímica e Tecnologia de Alimentos, em Espanha, conseguiram modificar a bactéria Lactobacillus casei, através da introdução no seu genoma de um gene da bactéria do queijo Lactococcus lactis que expressa a enzima acetohidroxiácido sintase e em simultâneo através da anulação do funcionamento de dois genes que expressavam outras duas enzimas, a lactato deshidrogenase e a piruvato deshidrogenase.
Dessa forma, a equipa de investigadores conseguiu que a bactéria geneticamente modificada transforme os resíduos da produção de queijo em diacetilo e acetona, compostos de utilização comum na indústria de aditivos aromáticos.
Os resultados deste estudo foram publicados na revista Journal of Industrial Microbiology & Biotechnology.