México
Nanotecnologia no tratamento de águas
29 Julho 2009 – SciDev
Um grupo de investigadores de institutos no México, França, Espanha e Colômbia, utilizou um sistema com capacidade para degradar substâncias tóxicas em águas contaminadas, com a utilização combinada de bio e nanotecnologias.
Através de um sistema biotecnológico a descontaminação realiza-se com fungos que conseguem transformar os compostos e a preparar o terreno para a utilização posterior de nanotecnologia de forma a descontaminar completamente a água com nanopartículas de óxido de titânio depositadas nos tais suportes de vidro ou cristal sob o efeito de luz solar ou radiação ultra-violeta. São produzidos oxidantes que degradam o material orgânico da água contaminada. Este processo pode fazer-se em menos de uma hora e poderá ser uma solução para as águas residuais de alguns tipos de industrias, como a do papel.
Este projecto tem relevância, pois a água própria para consumo humano é cada vez mais escassa, devido aos níveis da sua contaminação com origem ligada principalmente às actividades agrícolas e industriais. A utilização destas tecnologias traz assim grandes benefícios, porque permite a reutilização das águas, inclusivamente para consumo humano.