Plantas transgénicas sem genes estranhos
8 Junho 2009 – SciDev
Investigadores do Centro para a Engenharia do Genoma da Universidade do Minnesota, nos EUA, descobriram uma forma de alterar a sequência genética de plantas de tabaco com caracteristicas desejadas sem a necessidade de introdução de genes com origem noutros seres vivos. O seu trabalho foi publicado na revista Nature.
A equipa de investigadores utilizou enzimas para alterar o DNA das próprias plantas de tabaco de forma a torná-las resistentes a herbicidas. Essas enzimas – conhecidas como “nucleases dedos de zinco” – podem ser utilizadas em genes específicos e em condições laboratoriais para alterarem o DNA de forma a que as plantas apresentem as características pretendidas.
Os investigadores esperam que esta técnica revolucione a forma como as plantas com interesse agrícola serão alteradas geneticamente no futuro.
Daniel Voytas, líder da equipa, explicou que é necessário testar a tecnologia e compará-la com os métodos de transferência de genes utilizados até agora.
A técnica pode tornar-se menos controversa que a modificação genética convencional, uma vez que não envolve transferência de genes de outras espécies.