Microbicida contra HiV produzido em plantas
29 Maio 2009 – ISAAA
Uma equipa de investigadores da Universidade de Londres, Reino Unido, conseguir desenvolver uma proteína que aniquila o vírus HiV, que provoca a Sida, e que é utilizada como microbicida. Esta proteína é produzida por plantas e em grandes quantidades, o que é suficiente para disponibilizar tratamento aos países em desenvolvimento.
Este trabalho foi publicado na revista FASEB Journal da Federation of American Societies for Experimental Biology.
Os investigadores responsáveis pela descoberta combinaram duas proteínas conhecidas pelas suas capacidades microbicidas, o anticorpo monoclonal B12 e a cianovirina-N, numa única molécula e demonstraram que essa molécula tem grande potencial anti-HiV, quando comparado com outros componentes. As formas biologicamente activas dessa molécula combinada foram produzidas por plantas geneticamente modificadas.
O editor-chefe da revista científica FASEB Journal declarou que este estudo é uma importante descoberta, não apenas pela apresentação de uma nova droga para combater a disseminação do HiV/Sida, como também demonstra a forma de produção desse fármaco em larga escala, permitindo a sua distribuição pelos que mais necessitam dela nos países em desenvolvimento.