Vacina comestível – Ervilheira contra a doença hemorrágica do coelhoBlog

Vacina comestível
Ervilheira contra a doença hemorrágica do coelho

22 Maio 2009 – ISAAA

A doença hemorrágica do coelho é uma doença viral, com elevada taxa de mortalidade, e que atinge as populações de coelhos domésticos e selvagens. Esta doença pode causar graves prejuízos económicos para os produtores destes animais e reduzir seriamente as populações selvagens.

As vacinas contra esta doença incluem a proteína VP60 do vírus que a provoca e são produzidas comercialmente a partir de fígado de coelhos infectados para o efeito. Têm sido publicados alguns estudos sobre a utilização de plantas como sistemas para produção de vacinas contra a doença hemorrágica do coelho. Contudo, até hoje, não se tinha conseguido produzir um sistema vegetal com potência imunogénica suficiente para pôr o levar à prática.

Recentemente, uma equipa de investigadores de institutos científicos do Canadá e da Alemanha desenvolveram ervilheiras que acumulam elevados níveis da proteína imunogénica VP60. O antigene VP60 foi “fundido” com  a subunidade B da toxina da cólera (CTB)  para aumentar a imunogenecidade. Os coelhos imunizados com o componente VP60-CTB, derivado da ervilheira, mostraram anti-corpos específicos VP60, semelhantes às dos coelhos imunizados com as vacinas comercializadas actualmente. Estes coelhos imunizados também sobreviveram.

Este estudo foi publicado na revista científica Plant Biotechnology Journal.

LER MAIS