OGM na Europa
Oposição diminui e aceitação aumenta
23 Abril 2009 – ArgenBio | GMO Compass
A engenharia genética de plantas tem estado no topo dos temas controversos, especialmente na Europa. A Comissão Europeia, assim como instituições nacionais, tem realizado inquéritos para avaliar as tendências gerais dos consumidores relativamente à aceitação dos organismos geneticamente modificados (OGM). Os resultados desses estudos indicam que a aceitação desta tecnologia aumentou nos últimos 10 anos.
A maior parte dos consumidores hesita face à engenharia genética, mas a sua aprovação tem aumentado continuamente nos inquéritos do Eurobarómetro nos últimos anos. Aproximadamente metade dos consumidores aceitam esta tecnologia, principalmente quando os benefícios para os consumidores e para o ambiente são associados aos produtos geneticamente modificados. Em 2007, 80% dos inquiridos não referiram que a aplicação dos OGM na agricultura é um problema ambiental significativo.
Muitos consumidores parecem não ter receio de riscos para a saúde relacionados com estes produtos. Segundo os inquéritos a maior parte dos consumidores europeus não evita activamente os produtos geneticamente modificados quando vai às compras.