Terapia Génica
Passo à frente dado por Portugueses
13 Abril 2009 – ITQB
Esquema – Baculovirus
Um trabalho de investigação, mesmo sendo promissor, dificilmente passa para a aplicabilidade em produtos úteis à actividade clínica. Os processos conseguir atingir esse objectivo são difíceis, principalmente quando se lida com biofármacos.
Um grupo de investigadores do ITQB – Instituto de Tecnologia Química e Biológica e do IBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, em Portugal, apresentou na revista Gene Therapy uma forma de produzir baculovirus recombinantes que torna mais fácil a adaptação dos procedimentos para seguir as boas práticas internacionais de produção (GMPc – Good Manufacturing Practices), ou seja, as orientações para o controlo e gestão adequados da produção e testes para controlo de qualidade de alimentos, produtos farmacêuticos e instrumentos médicos. Esta nova forma de produção dos baculovirus recombinantes permite manter bons níveis de rendimento e elevados níveis de pureza.
Os baculovírus recombinantes são muito utilizados como vectores para a produção de proteínas recombinantes em células de insectos. Estes vectores virais têm vêm vindo a chamar a atenção devido ao seu potencialcomo vias para a terapia génica em células de mamíferos.