Portuguese English French German Italian Russian Spanish

DGAV 99x70 logotipo

OGM na Direcção Geral
de Alimentação
e Veterinária
em Portugal 
(só abre com Chrome)

Concurso – Plantas Transgénicas: 30 anos de Estórias

Poster Final Cores - 600x800


O QUÊ?

Um Concurso para estudantes universitários com o objectivo de promover a comunicação de ciência na área da Biotecnologia de plantas transgénicas.


TEMA

Em 1983, foram dadas a conhecer ao mundo as primeiras plantas geneticamente modificadas  (também conhecidas por plantas transgénicas) produzidas em laboratório. Em mais de 30 anos não faltam Estórias para contar...


COMO PARTICIPAR?

Submetendo projectos em texto, vídeo e multimédia.

Continuar...

Mega-estudo científico publicado com base em 1783 referências: Culturas Transgénicas são seguras

bty


Comunicado

30 Outubro 2013


Culturas Transgénicas são seguras:

Mega-estudo científico publicado com base em 1783 referências

 

Uma equipa de investigadores publicou uma meta-análise que examina 1783 estudos científicos sobre a biossegurança de plantas transgénicas para a saúde humana e animal e para o ambiente, concluindo que não se detectam riscos acrescidos relacionados com a sua utilização.


Nicolia A, Manzo A, Veronesi F, Rosellini D. (2013) Review Article:
An overview of the last 10 years of genetically engineered crop safety research.
Critical Reviews in Biotechnology.


A meta-análise publicada na revista científica “Critical Reviews in Biotechnology” refere estudos realizados nos últimos 10 anos e não detectou riscos específicos na utilização de culturas geneticamente modificadas (conhecidas por transgénicas) quando comparadas com culturas melhoradas por outras metodologias. O estudo realça também a importância da comunicação de ciência para contribuir para uma sociedade mais informada sobre a importância dos transgénicos para o mundo.

Os autores afirmam que é falso o argumento de que não há estudos suficientes sobre a segurança das culturas transgénicas, uma vez que 70% dos estudos realizados são exactamente sobre biossegurança. Afirmam ainda que o consumo de alimentos transgénicos é seguro para pessoas e animais.

Continuar...

CiB apoia Carta Aberta - Investigadores do sector público e organizações de agricultores expressam preocupação sobre políticas e regulamentação dos OGM

 

 logo-Prri

 

CiB – Centro de Informação de Biotecnologia (Portugal) subscreve a carta aberta de Professor Marc Van Montagu, dos membros da Public Research & Regulation Initiative (PRRI), dos Investigadores do sector público e das organizações de agricultores que a subscrevem - e apoia os seus autores.

 

 

Carta Aberta

Investigadores do sector público e organizações de agricultores
expressam preocupação sobre políticas e regulamentação dos OGM

 

De:

Professor Marc Van Montagu (Prémio Mundial da Alimentação 2013), dos membros da Public Research & Regulation Initiative (PRRI), de Investigadores do sector público e de organizações de agricultores

 

Para:

Presidente da Comissão Europeia,
Presidente do Conselho Europeu,
Presidente do Parlamento Europeu

 

 

16 de Outubro de 2013

 

 

Ex.mos Sr. Presidente Durão-Barroso, Sr. Presidente Van Rompuy e Sr. Presidente Schulz,

 

Escrevo-vos em nome da Public Research and Regulation Initiative (PRRI) e das organizações Europeias de agricultores referidas em baixo. A PRRI é uma organizaçao mundial de cientistas do sector público que desenvolvema biotecnologia moderna para o bem comum. As associações de agricultores referidas em baixo apoiam a liberdade de escolha das variedades agrícolas mais adequadas para enfrentarem os desafios actuais da agricultura, incluindo a adopção de variedades geneticamente modificadas aprovadas.

 

Continuar...

Três investigadores em agrobiotecnologia laureados com o World Food Prize 2013

 

Comunicado

Três investigadores em agrobiotecnologia laureados

com o World Food Prize 2013


19 Junho 2013 - CiB Portugal

 

Há 30 anos, os “pais” das primeiras plantas transgénicas - Marc Van Montagu (Bélgica), Mary-Dell Chilton e Robert T. Fraley (Estados Unidos da América) apresentaram-nas ao mundo num congresso científico na Flórida (EUA). Hoje foram laureados com o World Food Prize 2013, considerado como o “prémio nobel” da área alimentar.

Ao longo das suas vidas os três investigadores deram contributos excepcionais para o desenvolvimento científico da moderna biotecnologia de plantas, abrindo portas para o melhoramento de culturas agrícolas que actualmente permitem alimentar o mundo de forma mais eficiente e sustentável.

Este prémio reconhece contribuições em áreas alimentares, como a ciência e a tecnologia alimentar e agrícola, a produção, o marketing, a nutrição, a economia, a redução da pobreza, a liderança política e as ciências sociais.

 

Laureados com o World Food Prize 2013: Marc Van Montagu, Mary-Dell Chilton e Robert T. Fraley

Laureados com o World Food Prize 2013:

Marc Van Montagu, Mary-Dell Chilton e Robert T. Fraley



Continuar...

14 Junho, Santarém - III Encontro - Biotecnologia e Agricultura

III Encontro

Biotecnologia e Agricultura: 

O Futuro é Agora


14 Junho de 2013


CNEMA, Feira Nacional da Agricultura, Santarém


Tradução simultânea disponível – Português – Inglês e Inglês – Português

 

 

PostersCiB-14Junho2013-VersaoCiB-A4

 


Conclusões e Programa

 

 

 

Continuar...

rabiscos logo banner web2017

Exposições Online Rabiscos no ITQB

Comunicação de Ciência em Reportagens Desenhada
para celebrar o Fascínio das Plantas e o Dia Aberto do ITQB