Portuguese English French German Italian Russian Spanish

DGAV 99x70 logotipo

OGM na Direcção Geral
de Alimentação
e Veterinária
em Portugal 
(só abre com Chrome)

Colher os Benefícios da Ciência e do Aumento Sustentável da Agricultura Global

COMUNICADO

Colher os Benefícios da Ciência
e do Aumento Sustentável da Agricultura Global

22 Outubro 2009

A Royal Society concluiu, num relatório publicado ontem (21 de Outubro de 2009), ser necessário que as culturas geneticamente modificadas façam parte da solução para o desenvolvimento de uma agricultura global mais sustentável. A Academia das Ciências do Reino Unido concluiu também que deve ser promovida mais investigação em novas tecnologias para fazer face aos desafios futuros.

O relatório “Colher os Benefícios - Ciência e Intensificação Sustentável da Agricultura Global” foi produzido por uma equipa de especialistas em agricultura, em biologia de conservação e em biologia vegetal. O documento foca essencialmente aspectos técnico-científicos.

Continuar...

Concurso - Células Estaminais – Elixir da Eterna Juventude ?

CONCURSO
Células Estaminais 
- Elixir da eterna juventude ? -

10º ao 12º ano | envio até 30 de abril de 2010

 

PosterCelulasEstaminais-CiB2009

O CiB – Centro de Informação de Biotecnologia está a promover o concurso «Células Estaminais - Elixir da Eterna Juventude ?» destinado aos alunos do Ensino Secundário ou equivalente, durante o ano lectivo 2009/2010.

Continuar...

Transgenicos - Visita a Quinta Biotecnológica na Alemanha

DIVULGAÇÃO 

Visita a Quinta Biotecnológica na Alemanha
com Ensaios de Campo de Culturas Transgénicas

29 de Julho de 2009

 

2009-VisitaQuintaAlemanha2 

 

No dia 29 de Julho de 2009, o CiB - Centro de Informação de Biotenologia visitou a Quinta BiotechFarm - Plant Science Garden, em Üplingen na Alemanha, com o principal objectivo de promover a formação de biólogos, agricultores, jornalistas e comunicadores de ciência sobre culturas melhoradas através dos mais recentes métodos agrobiotecnológicos.

Foi possível visitar um campo de ensaios com culturas melhoradas através dos métodos convencionais mais modernos e com métodos de melhoramento através de engenharia genética de plantas.

As plantas cultivadas neste campo de ensaios têm como objectivos: a utilização de práticas agrícolas mais sustentáveis, principalmente, ao nível económico e ambiental e a produção de compostos para bioplásticos e para outros fins industriais.

 

  

 

Resultados do Concurso – Plantas Transgénicas no Dia-a-Dia

COMUNICADO

Resultados do Concurso
– Plantas Transgénicas no Dia-a-Dia 

28 de Maio de 2008

cib-concursoplantastrangenicasnodiaadiablog

O CiB – Centro de Informação de Biotecnologia informa todos os interessados que, após rigorosa avaliação dos projectos participantes no Concurso “Plantas Transgénicas no Dia-a-Dia”, o júri reuniu ontem, 27 de Maio de 2009, tendo decidido atribuir um único prémio, correspondente ao 2º lugar, ao projecto “Plantas Transgénicas no Dia-a-dia” enviado por alunos da Escola Secundária c/ 3º ciclo do Ensino Básico de Moura.

Continuar...

Exposição sobre a Notificação B/PT/09/01 para Ensaio de Plantas Superiores Geneticamente Modificadas, nos termos do Decreto-Lei n.º 72/2003

EXPOSIÇÃO
de Pedro Fevereiro, Presidente da Direcção do CiB 

2 de Abril de 2009

Notificação para um período de ensaios de 3 anos
para registo de variedades do milho geneticamente modificado
NK 603, tolerante a herbicidas que contêm glifosato

cib-microfone-2

A minha exposição tem como finalidade apoiar sem equívocos a realização destes ensaios. A primeira razão do meu apoio relaciona-se com o princípio da honestidade intelectual e factual: não é possível questionar-se a utilização desta tecnologia, exigindo-se mais ensaios para se determinarem os riscos associados à sua escolha, e ao mesmo tempo contrariar de todas as formas possíveis a realização dos ensaios que são exigidos. A única razão válida que encontro para esta atitude é a perspectiva, por parte de quem assim actua, de que os ensaios demonstrarão a inocuidade das variedades em estudo, bem como as suas boas produtividades nas condições do estudo e portanto a tentativa de impedir a obtenção de dados fidedignos relativamente ao comportamento destas variedades no contexto edafoclimático português.

 

DOWNLOAD DO DOCUMENTO COMPLETO



                                                       
rabisco banner

  Rabiscos-logo-diaabertoitqb2015-250  

Exposição Online
Desenhar o Fascinio das Plantas

Exposição Online 
Desenhar no Dia Aberto do ITQB

- Comunicação de Ciência em Reportagem Desenhada -