Portuguese English French German Italian Russian Spanish

DGAV 99x70 logotipo

OGM na Direcção Geral
de Alimentação
e Veterinária
em Portugal 
(só abre com Chrome)

Colher os Benefícios da Ciência e do Aumento Sustentável da Agricultura Global

COMUNICADO

Colher os Benefícios da Ciência
e do Aumento Sustentável da Agricultura Global

22 Outubro 2009

A Royal Society concluiu, num relatório publicado ontem (21 de Outubro de 2009), ser necessário que as culturas geneticamente modificadas façam parte da solução para o desenvolvimento de uma agricultura global mais sustentável. A Academia das Ciências do Reino Unido concluiu também que deve ser promovida mais investigação em novas tecnologias para fazer face aos desafios futuros.

O relatório “Colher os Benefícios - Ciência e Intensificação Sustentável da Agricultura Global” foi produzido por uma equipa de especialistas em agricultura, em biologia de conservação e em biologia vegetal. O documento foca essencialmente aspectos técnico-científicos.

Continuar...

Concurso - Células Estaminais – Elixir da Eterna Juventude ?

CONCURSO
Células Estaminais 
- Elixir da eterna juventude ? -

10º ao 12º ano | envio até 30 de abril de 2010

 

PosterCelulasEstaminais-CiB2009

O CiB – Centro de Informação de Biotecnologia está a promover o concurso «Células Estaminais - Elixir da Eterna Juventude ?» destinado aos alunos do Ensino Secundário ou equivalente, durante o ano lectivo 2009/2010.

Continuar...

Transgenicos - Visita a Quinta Biotecnológica na Alemanha

DIVULGAÇÃO 

Visita a Quinta Biotecnológica na Alemanha
com Ensaios de Campo de Culturas Transgénicas

29 de Julho de 2009

 

2009-VisitaQuintaAlemanha2 

 

No dia 29 de Julho de 2009, o CiB - Centro de Informação de Biotenologia visitou a Quinta BiotechFarm - Plant Science Garden, em Üplingen na Alemanha, com o principal objectivo de promover a formação de biólogos, agricultores, jornalistas e comunicadores de ciência sobre culturas melhoradas através dos mais recentes métodos agrobiotecnológicos.

Foi possível visitar um campo de ensaios com culturas melhoradas através dos métodos convencionais mais modernos e com métodos de melhoramento através de engenharia genética de plantas.

As plantas cultivadas neste campo de ensaios têm como objectivos: a utilização de práticas agrícolas mais sustentáveis, principalmente, ao nível económico e ambiental e a produção de compostos para bioplásticos e para outros fins industriais.

 

  

 

Resultados do Concurso – Plantas Transgénicas no Dia-a-Dia

COMUNICADO

Resultados do Concurso
– Plantas Transgénicas no Dia-a-Dia 

28 de Maio de 2008

cib-concursoplantastrangenicasnodiaadiablog

O CiB – Centro de Informação de Biotecnologia informa todos os interessados que, após rigorosa avaliação dos projectos participantes no Concurso “Plantas Transgénicas no Dia-a-Dia”, o júri reuniu ontem, 27 de Maio de 2009, tendo decidido atribuir um único prémio, correspondente ao 2º lugar, ao projecto “Plantas Transgénicas no Dia-a-dia” enviado por alunos da Escola Secundária c/ 3º ciclo do Ensino Básico de Moura.

Continuar...

Exposição sobre a Notificação B/PT/09/01 para Ensaio de Plantas Superiores Geneticamente Modificadas, nos termos do Decreto-Lei n.º 72/2003

EXPOSIÇÃO
de Pedro Fevereiro, Presidente da Direcção do CiB 

2 de Abril de 2009

Notificação para um período de ensaios de 3 anos
para registo de variedades do milho geneticamente modificado
NK 603, tolerante a herbicidas que contêm glifosato

cib-microfone-2

A minha exposição tem como finalidade apoiar sem equívocos a realização destes ensaios. A primeira razão do meu apoio relaciona-se com o princípio da honestidade intelectual e factual: não é possível questionar-se a utilização desta tecnologia, exigindo-se mais ensaios para se determinarem os riscos associados à sua escolha, e ao mesmo tempo contrariar de todas as formas possíveis a realização dos ensaios que são exigidos. A única razão válida que encontro para esta atitude é a perspectiva, por parte de quem assim actua, de que os ensaios demonstrarão a inocuidade das variedades em estudo, bem como as suas boas produtividades nas condições do estudo e portanto a tentativa de impedir a obtenção de dados fidedignos relativamente ao comportamento destas variedades no contexto edafoclimático português.

 

DOWNLOAD DO DOCUMENTO COMPLETO



rabiscos logo banner web2017

Exposições Online Rabiscos no ITQB

Comunicação de Ciência em Reportagens Desenhada
para celebrar o Fascínio das Plantas e o Dia Aberto do ITQB