Portuguese English French German Italian Russian Spanish

DGAV 99x70 logotipo

OGM na Direcção Geral
de Alimentação
e Veterinária
em Portugal 
(só abre com Chrome)

Suspensão do cultivo de transgénicos na Europa - Tábua rasa na ciência


COMUNICADO

Suspensão do cultivo de transgénicos na Europa
Tábua rasa na ciência

29 Outubro 2007

Macarocas de milho gm e milho convencional com fungos e brocamacarocas - mil...

Foto
Macarocas de milho gm e milho convencional

com fungos e broca


Não existe nenhum argumento científico que suporte a oposição existente na Europa relativamente ao uso das variedades transgénicas aprovadas, segundo Pedro Fevereiro.

Na sequência das declarações do Presidente da República Francesa do dia 25 de Outubro, relativamente à suspensão do cultivo comercial das variedades transgénicas autorizadas em França, o CiB - Centro de Informação de Biotecnologia, cuja finalidade é a comunicação fidedigna dos conhecimentos técnicos e científicos utilizados pela Biotecnologia, informa que todos os dados disponíveis demonstram que o cultivo e consumo destas variedades não constituem um risco superior (para o ambiente ou para o consumidor) ao cultivo e uso das variedades convencionais.

Esta conclusão é retirada de centenas de artigos científicos publicados nas mais prestigiadas revistas científicas internacionais e corroborada pelos resultados de 81 projectos financiados pela Comunidade Europeia, comparticipados em cerca de 70 milhões de euros.

Continuar...

Coexistência é possível no Vale Mondego Pequenos agricultores associam-se para produzirem milho transgénico

COMUNICADO

Coexistência é possível no Vale Mondego
Pequenos agricultores associam-se para produzirem milho transgénico

24 Outubro 2007

2007valemondegojoaogrilo

Foto
João Grilo

O CiB - Centro de Informação de Biotecnologia convidou ontem, 23 de Outubro de 2007, a comunicação social para uma visita a campos de milho transgénico e convencional, propriedade do agricultor João Grilo, no baixo Mondego, com o objectivo de mostrar como os pequenos agricultores podem usufruir da utilização da agrobiotecnologia em Portugal. No encontro com jornalistas, estiveram presentes oito agricultores, três técnicos agrícolas e um investigador da área de biotecnologia de plantas.

Oitenta e um agricultores do Vale Mondego constituíram, em 2007, quatro zonas de produção de variedades transgénicas de milho Bt num total de 188 ha cultivados. Esta região do país caracteriza-se pela presença de parcelas de terreno com dimensões reduzidas, o que condiciona a possibilidade de produção de milho transgénico cumprindo as normas legais.

Continuar...

Bioenergia e Produtos Renováveis para o Futuro Sustentável

COMUNICADO

Bioenergia e Produtos Renováveis para o Futuro Sustentável

25 de Setembro de 2007

epso

 

 

A EPSO - Organização Europeia para as Ciências Vegetais, representante de mais de 140 institutos de investigação e universidades de 25 países europeus, divulgou a declaração de intenções: “Futuro Sustentável para a bioenergia e os produtos renováveis”. Foi desta forma que a comunidade científica europeia demonstrou que se considera preparada para enfrentar o desafio colocado pelo aquecimento global.

Continuar...

Mitos e Ciência: Plantas Transgénicas

Mitos e Ciência: Plantas Transgénicas


13 de Setembro de 2012

Pedro Fevereiro, presidente do Centro de Informação de Biotecnologia (CiB), esteve hoje à conversa com alguns jornalistas com o objectivo de clarificar o tema dos organismos geneticamente modificados, em especial a utilização do milho Bt (MON 810) que é actualmente produzido em Portugal e na União Europeia.


O investigador e professor de biotecnologia de plantas respondeu a questões relacionadas com: plantas geneticamente modificadas com diversas finalidades; a qualidade dos alimentos transgénicos utilizados em rações animais e na alimentação humana; e os impactos no ambiente e na saúde humana e animal.

Como complemento à sessão, o CiB forneceu documentação de apoio que está disponível para consulta através dos links indicados em baixo.


Documentação de Apoio

cib-documentos

Continuar...

EFSA - Ausência de material geneticamente modificado em animais alimentados com rações transgénicas

COMUNICADO

Declaração da EFSA
Ausência de material geneticamente modificado em animais
alimentados com rações transgénicas
 

 26 de Julho de 2007

efsa

Um grande número de estudos experimentais têm demonstrado que não foram detectadas nos tecidos, fluidos ou produtos provenientes de animais domésticos, fragmentos de DNA ou proteínas recombinantes de plantas  geneticamente modificadas utilizadas em rações.

Foi desta forma que a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) concluiu uma declaração, publicada recentemente, sobre o destino de DNA e de proteínas recombinantes em carne, leite e ovos com origem em animais alimentados com rações que incluíam variedades vegetais transgénicas na sua constituição.

Continuar...

                                                       
rabisco banner

  Rabiscos-logo-diaabertoitqb2015-250  

Exposição Online
Desenhar o Fascinio das Plantas

Exposição Online 
Desenhar no Dia Aberto do ITQB

- Comunicação de Ciência em Reportagem Desenhada -