Portuguese English French German Italian Russian Spanish

DGAV 99x70 logotipo

OGM na Direcção Geral
de Alimentação
e Veterinária
em Portugal 

Documentário na TV - "Milho"

 

Documentário na TV - "Milho"

12 de Dezembro de 2012 - RTP2

2009-Milho-Documentario

Pedro Fevereiro, investigador de biotecnologia vegetal e presidente do CiB - Centro de Informação de Biotecnologia - foi entrevistado para "Milho", um documentário da autoria dos cientistas e investigadores Élio Sucena, Ana Larcher Carvalho e Shrikesh Laxmidas. Foi realizado por José Barahona, produzido pela Filmes do Tejo, com co-produção da MPC & Associados (Brasil), financiado pela  FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, com a participação de Fundação Calouste Gulbenkian, Ciência Viva, Poci / União Europeia, Programa Ibermedia e RTP 2.

Este documentário, que recebeu o Prémio CineEco em Movimento 2009, lança um olhar sobre a influência transversal da ciência e da tecnologia na nossa história, quotidiano e percurso comum enquanto civilização. Estamos no limiar de uma nova mudança à escala global com o surgimento da tecnologia dos organismos geneticamente modificados. De que forma pode a história do milho ajudar-nos a descodificar a vasta teia de acontecimentos históricos, sociais, culturais, económicos, científicos e políticos associados ao impacto da ciência e das tecnologias na organização das nossas sociedades? Será a tecnologia de transgénicos verdadeiramente perigosa para a saúde e para o equilíbrio ecológico? Ou estaremos apenas perante mais uma fase na evolução tecnológica que permitirá reduzir o impacto ambiental, aumentar a produtividade agrícola e erradicar a fome?

Um documentário rodado em Portugal, Estados Unidos, México e Brasil, com entrevistas a peritos internacionais em diversas áreas cientificas e com a participação especial de Custódia Gallego e João Pedro Cary.

 

SINOPSE
D. Ana prepara uma salada de milho para a sua família. Na televisão as notícias são contraditórias: alguns pregam os benefícios das novas variedades de milho transgénico e outros, pelo contrário, levantam questões catastróficas em relação a este novo avanço tecnológico. D. Ana fica sem saber o que é ou não seguro para alimentar a sua família... Mas a história do milho não começou aqui. Ela é parte integrante da forma como evoluiram as nossas civilizações. Tomando o milho como "personagem" principal, este filme fala-nos da influência da tecnologia nas formas de viver das nossas sociedades, no passado, presente e futuro.

 

WEBSITE OFICIAL

VÍDEO (ABERTURA)


Concurso - Células Estaminais – Elixir da Eterna Juventude ?

CONCURSO
Células Estaminais 
- Elixir da eterna juventude ? -

10º ao 12º ano | envio até 30 de abril de 2010

 

PosterCelulasEstaminais-CiB2009

O CiB – Centro de Informação de Biotecnologia está a promover o concurso «Células Estaminais - Elixir da Eterna Juventude ?» destinado aos alunos do Ensino Secundário ou equivalente, durante o ano lectivo 2009/2010.

Continuar...

CiB no Seminário - Sustentabilidade em Espaço Rural

Seminário
Sustentabilidade em Espaço Rural


18 de Setembro de 2009

2009-OGMSustentabilidade-PFevereiro-CiB-FaroSet09

 

O CiB - Centro de Informação de Biotecnologia foi representado por Pedro Fevereiro, Presidente da Direcção, no seminário “Sustentabilidade em Espaço Rural”, organizado pela turma da 3ª edição do Mestrado em Gestão Sustentável de Espaços Rurais da Universidade do Algarve/Escola Superior Agrária de Beja.

Continuar...

CiB na Feira do Milho - Experimentar o cultivo moderno de plantas na BiotechFarm

CiB na Feira do Milho 2009  
Experimentar o cultivo moderno de plantas na BiotechFarm 

11 e 12 de Setembro de 2009

 BiotechFarm-FeiraMilho2009

O CiB - Centro de Informação de Biotecnologia esteve presente na Feira do Milho 2009, tendo convidado Kerstin Schimdt, investigadora Alemã da BiotechFarm, para abordar a experimentação do cultivo de plantas geneticamente modificadas na quinta biotecnológica BioTechFarm - Schaugarten,  em Üplingen na Alemanha, onde é possível observar o cultivo de espécies e variedades de culturas melhoradas através da tecnologia da engenharia genética, sendo que algumas são já comercializadas, ou estão em fase de ensaios de campo, em diversos países não pertencentes à União Europeia.

Continuar...

CiB visita Quinta Biotecnológica com Ensaios de Campo de Culturas Transgénicas

 CiB Visita Quinta Biotecnológica 
com Ensaios de Campo de Culturas Transgénicas

29 de Julho de 2009

 

2009-VisitaQuintaAlemanha2 

Na Quinta BiotechFarm - Plant Science Garden, em Üplingen na Alemanha, é possível visitar um campo de ensaios com culturas melhoradas através dos métodos convencionais mais modernos e da agrobiotecnologia. As plantas cultivadas neste campo de ensaios têm como objectivos: a utilização de práticas agrícolas mais sustentáveis, principalmente, ao nível económico e ambiental e a produção de compostos para bioplásticos e para outros fins industriais.

No dia 29 de Julho de 2009, o CiB - Centro de Informação de Biotecnologia realizou esta visita com o principal objectivo de promover a formação de biólogos, agricultores, jornalistas e comunicadores de ciência sobre culturas melhoradas através dos mais recentes métodos agrobiotecnológicos.

Continuar...

rabiscos logo banner web2017

Visitas com Ciência e Exposições Rabiscos no ITQB

Arte e Ciência | Comunicação em Reportagens Desenhadas
para celebrar o Fascínio das Plantas e o Dia Aberto do ITQB